segunda-feira, 18 de maio de 2009

US... Translucência Nucal


Desculpem blogueiros de plantão! Demorei para postar mas já estou aqui de novo! Quer dizer, estamos. Rs... Prometo que vou tentar deixar esse blog atualizado!

Dia 27/04 fizemos um ultra-som para medir a translucência nucal (TN), que resumindo, mede o acúmulo de líquido na região posterior do pescoço, que ocorre com mais exuberância entre a 10ª e a 14ª semanas de gestação. Quando essa medida da área da nuca do feto está aumentada pode sugerir o risco de uma doença cromossômica como a síndrome de Down. Se os valores estiverem normais, o risco que na mulher de 35 anos era de um caso em trezentos nascimentos, cai para um caso em cinco mil.

Para considerar o valor da TN normal, a medida precisa ser inferior a 2,5mm. A medida da TN do nosso querido bebezinho foi de 1,2mm. O que nos tranqüilizou muito.

Além disso, foi checada a presença do osso nasal fetal, pois ausência do osso do nariz neste estágio da gestação está altamente correlacionada com a síndrome de Down. E adivinhem só... Estava lá o osso nasal mais lindo do mundo! Rsrsrs... Que bom!

Para as futuras mamães que tiverem mais curiosidades sobre o exame, podem consultar o artigo da Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, publicado no ano de 2001. Para facilitar aí vai o link: http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v24n3/a04v24n3.pdf

4 comentários:

  1. Fiz a minha ultra essa semana e do meu bebêzinho tanbém deu1,2mm e osso nasal presente.Estou muito feliz!!Pois já perdi dois bebês e agora sinto que tudo vai ser diferente Graças a Deus.

    ResponderExcluir
  2. Meu bebezinho ia nacer com translucencia nucal mais meu filho naceu perfeito graças a deus

    ResponderExcluir
  3. Meu bebezinho ia nacer com translucencia nucal mais meu filho naceu perfeito graças a deus

    ResponderExcluir
  4. Olá meu bebê teve a tb de 3,8 mas hoje ele está com 3 meses e é uma criança perfeita graças a Deus.

    ResponderExcluir